Não confunda “Caçarolinha” com “Caçar Rolinha”


Não vá na intuição, marketing requer planejamento e estratégia

Desde que me entendo por gente, sempre ouvi meu pai usar a expressão: “Não confunda caçarolinha com caçar rolinha.” E eu como uma criança de, sei lá, 6 ou 7 anos, não entendia bem o que isso queria dizer. Hoje eu sei que isso é basicamente um jargão do pessoal do interior, principalmente na minha cidade natal Serra Azul (SP), toda construída em cima de trabalhadores rurais, fazendas e toda essa cultura sertaneja, que quer dizer que mesmo o som das duas palavras se parecendo, são duas coisas bem diferentes.

E eu vejo isso acontecer muito quando falamos de publicidade e marketing. A galera tende a achar que tudo é marketing e tudo é propaganda, panfleto, comercial de TV, display de mercado, post de facebook e por ai vai. Por muito tempo tive o seguinte diálogo com as pessoas:

– E ai Luiz, você fazendo facul de publicidade né?

– Na verdade, eu faço Marketing…

– Ah… mas é tudo a mesma coisa, pô!

Ainda por cima eu me passava como pedante, mas tudo que eu queria (e quero) é deixar claro essa diferença, até para que você que empreende ou quer empreender, saiba exatamente como aplicar as estratégias para crescer no seu negócio.

Então vamos lá!

Publicidade, vem de publicar, levar ao público, ou seja, como comunicar o que sua empresa tem a entregar. Seja em forma de texto, um comercial de TV, um anuncio de revista, uma publicação no facebook ou instagram e até um cara parado com uma placa no pescoço escrito “compro e vendo ouro”, tudo isso é publicidade, e tudo isso colabora para como as pessoas vão enxergar seu produto ou serviço.

Talvez agora você esteja pensando agora: “Mas eu achava que marketing era isso.”

Agora que vem a grande diferença.

Marketing, explicando de uma forma mais grosseira, é tornar algum produto ou serviço vendável. Parece simples explicando assim, mas nesse caminho existe muita coisa que influencia positivamente ou negativamente no seu negócio. É um setor tão fundamental, que as vezes você vai ver pessoas confundindo ele com administração e empreendedorismo, e sim, o marketing é tão importante quanto tudo isso.

O marketing tem que ser enxergado como um dos pilares da sua empresa, porque é ele quem vai te tirar do mediano e colocar no topo do sucesso. A publicidade só começa, depois que o marketing estuda muito o mercado, os clientes e os concorrentes e levanta dados para saber exatamente como a comunicação terá que ser direcionada, o que evita muitos gastos desnecessários.

Às vezes você tem um pequeno negócio, e acha que imprimir um milheiro de panfletos de promoção e entregar no trânsito, vai dar resultado, mas na verdade, o seu cliente em potencial está ouvindo rádio para passar o tempo e simplesmente joga seu panfleto fora. Não seria muito mais recompensador ter investido o dinheiro colocando sua promoção no rádio? É essa pergunta que o marketing responde muito antes da publicidade e propaganda dar as caras.

E é por isso que é importantíssimo para sua empresa ter um profissional de marketing do lado. Eu sei que parece muito intuitivo fazer a própria propaganda, mas fazendo errado pode custar muito mais do que ter alguém especializado como parceiro. Eu tenho certeza que quando pinta um problema jurídico para sua empresa, você vai buscar um advogado profissional para auxiliar, porque você sabe que se tentar fazer por conta, pode piorar muito a situação. E olha, o prejuízo de um marketing ruim pode ser muito maior do que o de um processo na justiça.

Portanto, trocando em miúdos, marketing e publicidade são ótimas ferramentas para crescer no seu negócio, apenas precisam ser executadas com a expertise adequada para não caçar rolinha do prejuízo achando que está com a caçarolinha cheia. Então não economize fazendo de qualquer jeito, busque estudar muito o assunto e busque também parceiros para te ajudar nessa jornada.

Manda um “alô” pra gente:



 

Ligue: (16) 3902 3644, mande um e-mail ou chame aqui!


Ah! Pode chamar no “zap” também

Autor:

luiz

Luiz Paulo de Oliveira Barbosa

Planejamento Estratégico
Fiz faculdade de Propaganda e Marketing, mas foi com o mercado que aprendi de verdade.
Sempre evoluindo, aprendendo e disseminando o melhor que o marketing digital pode oferecer, afim de transformar vidas.

Sigam-me os bons (e os mais ou menos também):
0

Deixe um comentário


Gostou? Espalhe a palavra