Sua Empresa é Seu Navio, aprenda a não naufragar


Toda as empresas no mundo, funcionam em cima da mesma estrutura de setores. Sem esses 3 requisitos rodando em harmonia e sendo feitos muito bem, as chances de sucessos são baixíssimas. É uma estrutura muito semelhante a de um navio, com capitão, marinheiro e marujos. Então vamos entender melhor cada um dos setores e suas funções principais:

Estratégico

É o comando do navio, o capitão, o primeiro imediato, o pessoal da navegação. É quem define os caminhos da empresas, não só pra onde ela deve ir, mas também como ir e ainda definir quais as tarefas principais vão ser executadas pelos outros setores.
É importantíssimo que o responsável pela estrategia tenha foco em definir as melhores táticas e isso demanda tempo, entretanto em casos de empresas menores, o estrategista também é o executivo e muitas das vezes tem que por a mão na massa no operacional. Esse acumulo de funções é comum em empresas menores, porém conforme o crescimento do empreendimento, o dono tende a migrar para ficar mais na estrategia e ter alguém para assumir o seguinte setor, o:

Executivo

No navio seria o marinheiro que lidera o convés, ajuda e ensina os marujos, acompanha o progresso das atividades e mantém tudo funcionando. Numa estrutura de empresa, seria o gestor, o responsável de manter os processos de produção, gerar os relatórios e garantir que as decisões do setor estratégico sejam executadas, afim de garantir que a empresa siga no caminho previsto. Assim como o estratégico, é comum o Executivo as vezes ser também o operacional, ou seja, sujar as mãos no convés, como um bom general de guerra que luta na frente de batalha, sendo o exemplo de todos. Conforme o crescimento da empresa, o executivo tende a ser composto por mais lideres, para garantir a saúde e qualidade dos processos de produção.

 

Operacional

Os marujos, quem garante a limpeza do convés, manutenção da embarcação e entregam o serviço. Na empresa é a produção, é quem faz o serviço, bate pregos e etc. É a parte da empresa normalmente mais povoada, e que de maneira geral passa por muitas trocas de peças durante a vida de uma empresa. Seja devido a promoções ou demissões, as pessoas mudam muito nesse setor, por isso a necessidade do estratégico conceber um processo impecável e o executivo garantir que funciona, para que quando novas pessoas entrarem, o processo em si já as acolha e o aprendizado seja rápido. Dessa forma nem a qualidade e nem os prazos de entrega ficam comprometidos. É importante que esse setor esteja sempre motivado, e não pelo salário, mas por um propósito maior que esteja alinhado com a missão e visão da empresa. Esse setor precisa ser no mínimo competente, e eventualmente com sorte e uma boa detecção por parte do Estratégico, diagnosticar os talentos na equipe e valoriza-los da forma que merecem.

Em suma, estando essas três estruturas funcionando de forma otimizada, as chances de sucesso do empreendimento são altíssimas, e aliada a mais técnicas e modelos de negócios que veremos abaixo, se tornar um empreendimento que vai sim mudar muitas vidas.

E antes de qualquer decisão, de onde, como e quando investir, troque uma ideia com a gente. Nós temos a bussola certa para direcionar o seu navio rumo ao descobrimento do sucesso.

Ligue: (16) 3902 3644, mande um e-mail ou chame aqui!


Ah! Pode chamar no “zap” também

Sigam-me os bons (e os mais ou menos também):
0

Deixe um comentário


Gostou? Espalhe a palavra