Trabalhar a gestão de relacionamento com jornalistas ainda é muito importante. A atuação da Agência online com a Assessoria devem ter estar focados em trazer o melhor resultado para o cliente, tendo em mente a força e rapidez que o meio digital pode ter sobre a imagem de uma empresa ou personalidade.
Fernando Manzoli
Royal Consultoria
O que é isso?
O que faz o assessor de imprensa? Qual a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade? Se eu contratar os serviços de uma agência de comunicação, minha empresa conseguirá sair nos principais jornais do país? Muitas são as dúvidas em torno desta área e a nossa proposta é esclarecê-las.
Em linhas gerais, a principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Com isso, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa, ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade. Ou, nas palavras de um profissional da comunicação: conquista um fortalecimento da sua imagem.
Então por que preciso ter uma Assessoria de Imprensa?
Mais visibilidade
É como dizem por aí: quem não é visto, não é lembrado. E não é só a publicidade que tem poder sobre isso. O trabalho de uma assessoria de imprensa coloca o seu negócio nos meios de comunicação que atingem o público que interessa para sua empresa (os chamados stakeholders).
A partir de um planejamento alinhado aos seus interesses e estratégias de divulgação contínuas, sua marca vira notícia em páginas de jornais, sites, revistas, televisão e diversas editorias.
O público, por sua vez, saberá o que acontece com sua empresa, conhecerá as causas em que ela se envolve e apoia, os eventos aos quais se relaciona e muito mais. Como resultado, você terá mais visibilidade, fortalecerá sua marca e será mais reconhecido pelas pessoas.
Tornar-se uma autoridade no seu campo de atuação
Já pensou em mostrar tudo o que você sabe e se tornar referência no seu ramo? Com uma assessoria de imprensa, você pode demonstrar todo o seu know-how a partir da produção e divulgação de matérias sobre a sua área de atuação.
O público vai ver que você entende tudo sobre o assunto e, assim, a reputação do seu negócio e dos seus produtos melhora.
Com essa prática, sua marca ganha credibilidade e a confiança das pessoas. Dessa forma, aumentam as chances de alguém contratar os seus serviços pela primeira vez ou, ainda, indicá-los para os amigos que estejam em busca do que você oferece.
Gerenciar Crises
Infelizmente, alguns acontecimentos podem acabar impactando negativamente nas notícias relacionadas ou na reputação da sua empresa.
Mas, mesmo nos momentos de crise, a comunicação com os veículos de comunicação é importante.
Contar com a ajuda de uma equipe especializada no assunto vai te auxiliar a apaziguar os seus problemas, e o contato com a imprensa te dá a oportunidade de se explicar, dar sua versão dos fatos e mitigar as crises. Dependendo da situação, é possível até mesmo reverter o caso. Conte com quem entende para fazer isso da forma correta.
Media Training: capacitação e treinamento do porta-voz
Preparar o porta-voz da sua marca é fundamental para que entrevistas tenham bons resultados, especialmente em momentos de crise. Muitas vezes, esse papel é assumido pelos diretores ou presidentes das empresas que, apesar de toda qualificação e experiência no mundo dos negócios, não têm o costume de lidar com a mídia.
O media training (ou, em bom português, o treinamento de imprensa) deixa o porta-voz pronto para encarar jornalistas e falar com tranquilidade. O treinamento envolve simulações de entrevistas e ensinamentos de como ele deve agir para passar uma imagem positiva, além de dicas para lidar com os profissionais da imprensa e muito mais.